FIA divulga conclusão sobre acidente fatal de Anthonie Hubert
A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) divulgou, nesta sexta-feira (07/02/20), a conclusão final sobre as investigações do acidente trágico, ocorrido em Spa Francorchamps durante uma prova da F2, que levou ao falecimento de Anthonie Hubert, no dia 31 de agosto de 2019,
Os comissários designados para investigação tiveram um extenso material para avaliar o acidente, incluindo dados dos carros, imagens e depoimentos dos comissários de pista e pilotos.
Em resumo, as conclusões da investigação foram:
- Uma cadeia de eventos resultou em uma sequência de acidentes prolongada e complexa envolvendo quatro pilotos, o que levou a um impacto de alta velocidade do tipo 'T-Bone' entre os carros de Juan Manuel Correa e Anthoine Hubert.
- A dinâmica do impacto carro a carro em termos de velocidade e trajetória foi de tal ordem que um nível extremamente alto de energia foi transferido e dissipado, traduzindo-se em trauma não sobrevivível para Anthoine Hubert e lesões muito graves em Juan Manuel Correa.
- Não houve uma causa específica, mas vários fatores contribuintes que deram origem à gravidade do acidente foram identificados, após uma análise detalhada das várias fases do acidente.
- A investigação não encontrou evidências de que nenhum motorista tenha falhado em reagir adequadamente em resposta ao sinal da bandeira amarela ou às circunstâncias na pista.
- A reação dos fiscais e controle de corrida na implantação de serviços de sinalização e resgate em relação ao acidente foi considerada oportuna e boa.
Você pode conferir em detalhes as conclusões da FIA CLICANDO AQUI.

Texto: Cesar Cruz - Racing Brasil CEO
Fonte e fotos: FIA F1