O fim do Modo Festa na classificação

A FIA anunciou mais uma mudança que pode deixar os carros mais próximos em termos de potência e desempenho, pelo menos em relação ao treino de classificação.
Desta vez, a mudança está ligada à um ajuste que algumas equipes utilizam, principalmente as com motores Mercedes, entre elas Williams, Racing Point e a própria Mercedes, é claro!
Este ajuste é conhecido como Qualifying Mode (Modo de Classificação) ou Party Mode (Modo Festa) e, quando acionado, aumenta o desempenho do motor gerando mais potência para se alcançar uma volta rápida.
É mais um passo que a FIA dá para diminuir a grande distância de desempenho que existe entre as equipes nos dias de hoje, pelo menos nos treinos classificatórios. Para 2022 as mudanças de regulamento e teto orçamentário devem trazer mais igualdade entre os carros do grid, mas enquanto isso não ocorre a FIA vai buscando maneiras de "frear" a hegemonia da equipe Alemã.
Quem ganha com a mudança, que será implementada já no GP da Bélgica no dia 30 de agosto, é o público e fã da Fórmula 1. Para quem gosta de uma boa corrida e com disputas justas sabe que tudo começa com a classificação do Grid de largada.
A diferença entre equipes sempre existiu e continuará a existir, mas quanto menor for essa diferença, melhor para o público!

Alguns pilotos não se mostraram satisfeitos com a decisão. Lewis Hamilton disse não ser uma surpresa essa decisão e finalizou alegando que sempre estão tentando deixar a Mercedes mais lenta.
“It’s not a surprise, they’re always trying to slow us down,”
George Russell também se mostrou desapontado com a decisão da FIA. O jovem piloto inglês tem mostrado um excelente desempenho nos treinos classificatórios, sempre levando o carro da Williams para o Q2. Vamos ver o que irá mudar a partir do GP da Bélgica e se Russell conseguirá obter o mesmo desempenho.
Para Max Verstappen (Red Bull) e Charles Leclerc (Ferrari), a proibição do "MODO FESTA" pode trazer mais chances para brigar por melhores posições do Grid. Ambos os pilotos têm sido rápidos no qualifying, principalmente Verstappen que é o piloto que mais se aproxima das Mercedes e Racing Point.
