O polêmico GP do Canada
O Gp do Canadá poderia ter sido como a grande maioria dos GP's desta temporada... "previsíveis e tranquilos". Mas, uma grande polêmica se criou devido à punição imputada à Vettel pela, segundo a direção de prova, manobra arriscada ao voltar, perigosamente, para a pista após um erro cometido pelo piloto.
Muitos comentários surgiram... alguns a favor e a grande maioria contra a punição.
Julgamentos à parte, Vettel cometeu um erro, sozinho, e saiu da pista voltando logo em seguida. Hamilton poderia ter ultrapassado o piloto da Ferrari ali mas, o alemão voltou à pista "fechando" a passagem para Lewis e obrigando o piloto inglês a passar muito próximo ao muro e diminuir a velocidade.
A grande questão levantada foi se Vettel havia voltado para a pista de maneira imprudente.
A comissão de prova achou que sim; que Vettel poderia ter voltado para a pista de forma mais segura e sem "fechar" Hamilton.
No vídeo é possível ver que Vettel, deliberadamente, fechou a passagem, jogando o carro para cima do piloto da Mercedes.
Mas, a grande pergunta que fica é: Estamos vendo uma corrida de F1 ou uma brincadeira entre os pilotos?
Vettel fez o que precisava para defender a posição.
Isso sempre foi normal nas épocas passadas. Senna, Prost, Mansel, Piquet, Alonso, Shumacher e muitos outros teriam a mesma atitude de Vettel e, em virtude do regulamento da época, não sofreriam punições.
Então surge uma outra pergunta... A Fórmula 1 está chata?
SIM, sem dúvida! Caso não houvesse a punição à Vettel, Hamilton se aproximaria do alemão e, então, teríamos uma disputa intensa pela primeira posição.
A prova disso é que Hamilton se aproximou muito nas últimas voltas mas, ciente da punição, não tinha motivos para entrar em uma briga direta com o alemão. Então só esperou o final da corrida.
A fórmula 1 atual tem potencial suficiente para trazer disputas emocionantes para o público que acompanha e ama este esporte, mas, é preciso "pegar mais leve" com as punições e deixar os pilotos disputarem na pista, e não fora delas!

Fotos: F1.com