DAS já causa polêmica entre equipes
Dual Axis Steering, em português Direção de Duplo Eixo
A novidade implementada pela Mercedes F1 Team, que foi testada na pré temporada em Barcelona, chegou à Spielberg/Áustria já causando polêmica e discussão entre algumas equipes rivais.
Segundo a Mercedes alega, o DAS está dentro das regras estabelecidas, foi aprovado pela FIA e não interfere na aerodinâmica do carro. Mas os protestos já começaram e podem levar à uma nova avaliação.
A Red Bull foi a primeira equipe a protestar formalmente contra o DAS.
No final dos treinos desta sexta-feira (03/07/20) com o seguinte teor:
"Red Bull apresentou um protesto em relação a uma suposta violação dos Regulamentos Técnicos, especificamente o artigo 3.8, que se refere à influência aerodinâmica e o artigo 10.2.3, que afirma que "nenhum ajuste pode ser feito a qualquer sistema de suspensão enquanto o carro estiver em movimento".
Mas como funciona o DAS? Entenda melhor o novo sistema.
Basicamente, ele permite que o piloto possa alterar o alinhamento, ou seja, o ângulo de convergência das rodas dianteiras do carro. Isso pode ajudar na aderência dos pneus e controlar melhor a temperatura e o desgaste durante a corrida.
Caberá, agora, aos delegados da F1 julgar se o sistema é legal ou não.
Se decidirem por ser ilegal o DAS deverá ser retirado dos carros da Mercedes.
Uma decisão oficial deve ser divulgada antes do FP3 - o terceiro treino livre - que está marcado para o sábado (04) às 07:00 hs (horário de Brasília).
Texto: César Cruz - Racing Brasil CEO
Foto/vídeo e fonte: F1