Imagem capa - GP BRASIL cancelado! Qual o real motivo? por Racing Brasil
Fórmula 1

GP BRASIL cancelado! Qual o real motivo?



Há alguns dias a FIA e Liberty Media anunciaram o cancelamento do GP Brasil 2020 de Fórmula 1. Alguns tinham esperança de que a prova fosse realizada, outros, mais realistas, receberam a notícia sem surpresa. 

A verdade é que o país ainda está longe de se ver livre da pandemia de Covid-19 e este foi um dos principais motivos para o cancelamento. 

 

Logística:

É preciso ressaltar que a logística para realizar a Fórmula 1 no Brasil é complexa, principalmente se tratando de Interlagos. Os aviões que trazem os carros e todo o equipamento necessário para a prova no Brasil precisam aterrissar na Cidade de Campinas, interior de São Paulo, e de lá são transportados por caminhões até o Autódromo. Somente neste percurso de, aproximadamente 100 km, centenas de pessoas estão envolvidas diretamente. Só isso já seria um forte argumento para o cancelamento. 

Na Europa, as equipes carregam seus caminhões que saem de um autódromo e vão para o outro sem o envolvimento de terceiros. 


Hotelaria:

Com o rígido controle sanitário que a F1 tem seguido em suas provas, com testes, controle de acesso e confinamento em hotéis ou no próprio Motor Home das equipes, durante os finais de semana de corrida, o ideal seria ter uma rede de hotéis que pudesse atender as equipes em um raio o mais próximo possível do autódromo. Como Interlagos está em uma área urbana e com poucas opções à altura, nas suas proximidades, este passa a ser mais um ponto que pesou contra o autódromo neste momento de pandemia. 


Covid-19 em alta:

Enquanto a cidade de São Paulo tem apresentado melhoras nos números e no combate ao Covid-19, a região de Campinas, onde se encontra o aeroporto de Viracopos, que recebe os aviões de carga que trazem os equipamentos da F1, está passando pelo pior momento da pandemia com seus índices de contágio e mortes aumentando a cada dia. Atualmente não existe uma previsão de melhora para a região que parece não ter atingido o pico da doença, até o momento. 

Logicamente, ainda faltariam três meses para a realização da corrida no Brasil e, até lá a pandemia poderia estar sob controle. Mas são apenas suposições e é preciso trabalhar com os dados que se tem hoje, colocando a segurança dos envolvidos em primeiro lugar. 


Boatos: 

Ainda existem boatos de que a Liberty Media, FIA e Organizadores já não vinham se entendendo muito bem e a intenção da Liberty possa ser a de realizar, a partir de 2021,  o GP Brasil em um outro autódromo, o do Rio de Janeiro, que ainda não teve obras iniciadas e pode nem sair do papel. Mas tudo isso são boatos. 


Investimento:

A verdade é que os investimentos feitos em Interlagos, desde o ano passado, foram enormes entre eles a reforma dos boxes e cobertura da área de paddock. Algo que sempre foi cobrado pelos organizadores da F1. O Autódromo teve uma melhora significativa, tanto visual quanto operacionalmente. 

Mas todo o invertimento feito veio "por água abaixo" com a pandemia. O que vale, neste momento, é a prudencia e a saúde das passoas. 


Outros países: 

Estados Unidos e México também tiveram seus GP's cancelado mostrando que o Brasil é apenas mais um entre os vários países que não receberão a Fórmula 1 este ano. 

É muito provável que as provas desta temporada sejam realizadas somente na Europa para facilitar a logística, descolocamentos e diminuir os riscos de contagio.


Conclusão:

É certo que todos gostariam de ver Interlagos recebendo mais uma prova da Fórmula 1. A torcida brasileira é famosa pela festa, descontração e animação que faz nas arquibancada do autódromo. Mas, infelizmente, este não é o melhor momento para se pensar em receber a F1. É, sim, momento de cuidar da população e controlar a pandemia. 

Em 2021 o Brasil voltará a receber equipes e pilotos e, certamente, a alegria será em dobro!