Imagem capa - Vitória tranquila de Hamilton no GP da Espanha por Racing Brasil
Fórmula 1

Vitória tranquila de Hamilton no GP da Espanha



O GP da Espanha, no Circuito da Catalunha, completou a 6ª etapa da Fórmula 1 na temporada de 2020. As altas temperaturas do verão espanhol trouxe ingredientes a mais para a corrida; dificuldade em controlar a temperatura ideal dos pneus causando um alto desgaste e a busca por uma estratégia vencedora. 

Os pneus escolhidos pela Pirelli foram: macio, médio e duro - porém com um composto mais duro. 




Depois da estratégia ousada da Red Bull e uma prova impecável de Max Verstappen, no GP 70 anos, todas as atenções se voltaram para a largada do GP espanhol. Com os três primeiros pilotos do campeonato ocupando as três primeiras posições do Grid e uma distância longa entre a largada e a primeira curva, tudo poderia acontecer. 


Em uma largada limpa e sem acidentes, Hamilton largou bem e manteve a liderança. Verstappen seguiu assumiu a segunda posição no final da reta, antes da primeira curva. Enquanto isso Bottas, mais uma vez, fez uma largada ruim e perdeu posições, caindo para quarto lugar. 

Após 5 voltas a ordem foi restabelecida com Bottas ultrapassando Lance Stroll. 









Com um desgaste acima do esperado, Max Verstappen foi para os boxes na 22ª volta para trocar por pneus médios. Com uma larga vantagem o piloto holandês voltou para a pista na terceira posição, atrás de Bottas. A Mercedes reagiu e chamou seus dois pilotos para troca de pneus, que também optaram pelo macio. 

Com as trocas, Max recuperou a segunda posição e diminuiu um pouco a diferença para Hamilton. 









Enquanto os 3 primeiros seguiam tranquilos com mais de 50 segundos de vantagem, a briga por posições no pelotão intermediários ficou acirrada. 

Quando a fase é ruim nada ajuda, na volta 38 o motor da Ferrari de Leclerc apagou e o piloto rodou ficando parado na pista. Charles conseguiu religar o motor e seguiu para o box onde abandonou a corrida. Uma temporada para o time italiano esquecer. 

Na volta 42 Max voltou para os boxes e trocou os pneus médios novos para ir até o final. Ao retornar a pista, na terceira posição, a diferença para Bottas era de 19 segundos. 

A Mercedes chamou Bottas para troca de pneus na volta 49 e Hamilton na volta 51. Aí a estratégia mudou, Bottas voltou com pneus macios para tentar ultrapassar, na pista, a Red Bull. 




 

Mas, não teve jeito... Hamilton venceu mais uma vez, de ponta a ponta, sem sofrer qualquer tipo de ameaça. Mais uma corrida perfeita na busca pelo hepta campeonato, a quinta vitória consecutiva na Espanha.


Verstappen, com a segunda colocação, se consolidou na vice liderança do campeonato aumentando a diferença para Bottas.