Max na frente. Ricciardo em segundo.

No primeiro dia de treinos livres no icônico circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica, a chuva prometida pela previsão do tempo não apareceu, mas a temperatura baixa se fez presente durante o FP1 e o FP2, com máxima de 18° C (temperatura ambiente) e 25° (temperatura da pista).
Max Verstappen fechou o dia na frente com o tempo de 1:43:744. O holandês teve um excelente desempenho e se mantiver o bom rendimento no sábado e domingo poderá brigar por mais um lugar no pódio ou, quem sabe, por mais uma vitória.
A boa surpresa da sexta-feira foi Daniel Ricciardo que, com uma excelente volta, marcou o segundo melhor tempo. Mas, infelizmente, faltando 20 minutos para o final do treino livre, a Renault de Ricciardo teve um problema hidráulico e o piloto teve que abandonar o FP2.


A Haas teve sérios problemas, ainda no FP1, e precisou trocar toda a unidade de potência dos dois carros. Magnussen e Grosjean foram para a pista à 30 minutos do final do FP2, mas só deram 12 voltas cada um ficando nas duas últimas posições do dia.
Hamilton terminou o segundo treino livre na terceira posição seguido por Albon, Perez e Bottas (o aniversariante do dia).
Amanhá será a última vez que o tão falado "MODO FESTA" poderá ser utilizado. A Mercedes tem se favorecido muito com esta configuração que gera uma potência extra para se conseguir uma volta rápida. Outros carros até podem utilizar o mesmo sistema, mas a eficiência que os carros de Hamilton e Bottas têm conseguido é absurdamente superior.
O fim da utilização desta configuração pode dar chances para outros pilotos conquistarem a pole, mesmo a Mercedes continuando a ser, mesmo sem o "Modo festa", superior aos demais.

Para este final de semana a Pirelli trouxe os pneus macios, médios e duros com compostos diferentes. A previsão pra a corrida deve ser de duas paradas, mas existe a possibilidade de apenas uma parada, embora seja arriscado. Porém, se a previsão de tempo se confirmar e a chuva cair em Spa toda estratégia muda.

As homenagens à Anthonie Hubert continuaram nesta sexta-feira! Todos os carros foram para a pista com um logotipo criado, especialmente, para lembrar o piloto que perdeu a vida, no ano passado, durante a prova de F2.
